Projeto de Vida- Valores Humano, Professora Andréa
Valores humanos
Quando decidimos fazer algo, estamos
realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez
de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas
decisões.
Podemos definir os valores partindo das várias
dimensões em que usamos:
a) Os valores
são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos
as coisas;
b) Os valores
são as razões que justificam ou motivam as nossas ações,
tornando-as preferíveis a outras.
Exemplo: Participar numa manifestação a favor da
categoria dos professores em prol de melhorias de salário e qualidade no ensino
pode significar que atribuímos a essa ação um valor que chamamos de
solidariedade.
Os valores humanos seriam, portanto, as razões ou
motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas pessoas ou que
nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões.
Os valores não são coisas nem simples
ideias que adquirimos, mas apreciações ou julgamentos que traduzem nossas
preferencias.
Existe uma enorme diversidade de valores, podemos
agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:
Valores éticos: São aqueles que
se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa
vida. Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, bondade,
altruísmo...
Valores estéticos: São os valores de
expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime (digno);trágico.
Valores religiosos: São os
que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado,
pureza, santidade, perfeição.
Valores políticos: São valores que
geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos
universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
Valores vitais: são aqueles
referentes a vida, exemplo: saúde, força, entre outros.
Dinâmica: Escrever no quadro
alguns valores sem seus conceitos e ler apenas o significado para ver se a
turma consegue decifrar de que valor se trata.
Valores Éticos
Amizade – sentimento fiel
de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são
ligadas por laços de família ou por atração sexual;
Amor – sentimento que
predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.
Bom Humor – capacidade de
perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.
Compaixão - pesar que em nós
desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.
Cooperação – ato ou efeito de
cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz
vantagens para ambas;
Coragem – bravura em face
do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.
Disciplina – regime de ordem imposta
ou livremente consentidos;
Doçura – bravura, suavidade,
serenidade, meiguice, ternura.
Entusiasmo – veemência, vigor,
no falar ou no escrever, flama;
Felicidade – qualidade ou
estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;
Fidelidade – constância,
firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;
Generosidade - ação ou atitude
generosa que deixa as pessoas mais alegres:
Gratidão – qualidade de quem
é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;
Honestidade – qualidade ou
caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;
Humildade – virtude que nos
dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;
Justiça – conformidade com
o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar
segundo o direito e melhor consciência.
Liberdade – faculdade de cada
um se decidir ou agir segundo a própria determinação.Poder de agir no seio de
uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites
impostos por normas definidas;
Misericórdia – compaixão suscitada, pela miséria
alheia, indulgência, graça, perdão.
Paciência – Virtude que
consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com
resignação. Perseverança tranqüila;
Perseverança - qualidade ou
procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;
Polidez – delicadeza.
Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais,
ou de marcadores como, por favor, por gentileza;
Prudência – qualidade de quem
agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte
de erro ou de dano. Cautela, precaução;
Pureza - limpidez,
transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;
Respeito – reverência,
veneração, obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se
encara uma questão, ponto de vista, aspecto;
Responsabilidade - qualidade ou
condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e
determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da
pontualidade;
Simplicidade – naturalidade,
espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos
estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.
Temperança – qualidade ou
virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.
Tolerância – tendência a
admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou
de grupos determinados, políticos ou religiosos.
Trabalho – aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado
fim; esforço incomum, luta, faina, lida, lide.
União – junção de duas coisas ou
pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de forças, de
vontades, etc., coesão, unidade.
Atividade
Leitura do Texto:
Valores humanos
Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…
A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores.
Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e o quanto valiam para nós.
Fonte:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividade-Avaliativa-De-Ensino-Religioso/775913.html
Responda:
1) O que você entende por valores humanos?
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2) Você dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam?
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3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
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5) Cite exemplo de, no mínimo, dois valores para cada tipo de valores
abaixo:
* valores éticos:_____________________________________
*valores políticos:____________________________________
6) Quanto vale um amigo? Há quem diga que é “Melhor
ter amigo na praça do que dinheiro na caixa.” Isto é um clichê muito ouvido
quando o assunto é amizade. E você, concorda? Justifique.
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7- O que você compreendeu pela expressão “pedaços
de madeira” usada pelo autor dentro do contexto do texto?
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8- Tente explicar o que o autor quis dizer no
trecho “A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem
utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a
outras.”
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9- Você acha justo não darmos o devido valor a
alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa?
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10- Relacione com o texto “valores humanos” e
Explique a frase: “Cuide bem do seu jardim que as borboletas aparecerão.”
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